O único twitlonger que vou fazer na minha vida (espero eu)


Antes de falar sobre o tema que fez com que eu fizesse este texto, devo dizer que este texto foi bastante difícil para mim e acredito que pode parecer confuso pelo meio mas é complicado para mim escrever tudo o que senti. Vou tentar ser direto ao assunto para as pessoas que só querem saber do que isto se trata e o resto será para as pessoas que querem mesmo saber mais sobre o assunto.

Após pensar muito decidi que vou deixar de jogar LoL competitivo. Não o estou a fazer porque deixei de gostar do jogo ou porque não quero competir mais, quem conhece-me sabe que eu adoro competir, mas sim porque as vezes temos de fazer coisas que não gostamos e temos algumas responsabilidades que não podemos fugir. Acredito que ao longo destes próximos tempos vai existir muita tentação para voltar e vou questionar-me se fiz a decisão certa mas sou uma daquelas pessoas que quando toma uma decisão, não volto atrás, sei que cada ação tem uma consequência e eu estou pronto para o meu "judgement day".

Muitos de vocês não sabem mas eu comecei como "coach" (meto em "" porque na verdade eu tinha esse papel mas não fazia praticamente nada, igual como alguns coach's hoje em dia), depois passei para analista do Fintas e depois tive uma oportunidade de ouro de jogar um qualificador pelos White Dragons/K1CK White, um qualificador em que joguei porque a equipa tinha ficado sem support ou então o support da equipa não podia jogar esse fim de semana. Eu sempre tive o sonho de competir desde os meus tempos de CS 1.6 em que tinha a minha pequena equipa e via também o meu irmão a jogar com a equipa dele mas foi nesse qualificador que eu percebi que esse sonho podia passar a realidade, que só dependia de mim. Na altura eu ainda era um jogador de nível bastante baixo e sabia que havia muita gente mais talentosa que eu mas sempre fui uma pessoa que lutei para atingir os meus objetivos e acho que se há algo que define a mim como jogador e como pessoa é mesmo essa atitude.


A minha carreira já teve de tudo um pouco, em 2015 quando tava nos K1CK White/White Dragons eramos apontados para os últimos lugares, acabamos por ficar em 2º na fase regular, depois em LAN's nos playoffs/LGW acabamos por ficar 2 vezes em 3º lugar e ficamos com a fama de sermos chokers.
Em 2016 foi metade K1CK White/White Dragons, metade Alientech, conseguimos uns 3º e 2º lugares durante o ano e no final conseguimos passar para a Challenger Series closed qualifier, que foi um grande feito na altura.
Em 2017 fomos para os K1CK, ganhei o meu primeiro split da LPLOL, ganhei um torneio IberAnime em que fui MVP e fui benched nos próximos dias. Em 2018 fui para os GrowUp, ficamos em 2º depois de irmos a 5 jogos na final e no próximo split nem a playoffs fomos. Em 2019 tive a minha única experiencia internacional, em que acabei por jogar alguns jogos mas que aprendi bastante, não só como jogador mas como pessoa.
Depois desta experiencia internacional tive para deixar de jogar porque tinha perdido motivação para competir mas após ver torneios e ver varias pessoas a dizerem que eu tava acabado e que eu já não ia ser nada como jogador, tive motivação para mostrar a todos que estavam errados.
Fui para os EGN em 2020, para uma equipa que tava apontada para o 2º, com um grande gap para o 1º lugar (FTW) e ganhamos praticamente tudo esse ano (2 splits, 1 spring cup, 1 grande final), só perdemos uma summer cup por 3-2. Esse ano foi o ano que tive mais responsabilidades dentro e fora do jogo na equipa, eu fazia scouting das outras equipas, geria o ambiente numa equipa em que havia egos/personalidades difíceis de lidar (para ser sincero, gosto bastante de jogadores com personalidades difíceis, acho que muitas vezes são jogadores que são mal compreendidos e que querem bastante ganhar mas isto fica para outra conversa no futuro), tive na decisão/ideia de dar bench a mais que um jogador que eram boas pessoas e bons jogadores, fiz frente a um treinador porque a equipa tava insatisfeita/saturada dele, tive de proteger varias vezes jogadores de certas coisas que diziam deles entre outras coisas. Foi um ano incrível, bastante cansativo mas fico bastante feliz de olhar para trás, ver que superamos as iniciais expectativas e que acreditaram em mim, não só como jogador mas também nas decisões que tomei e seguiram quase cegamente, algo raro nos dias de hoje.
E agora neste ano 2021 e que vocês recordam-se melhor, voltei ao "inicio" e formamos os White Dragons, com pessoas que ensinaram-me tanto mas mesmo tanto que eu considero essas pessoas família. Acabou por ser um ano de altos e alguns baixos mas acabamos como campeões.


Considero mesmo que sou um sortudo por a minha primeira equipa ter sido os White Dragons, sei que é repetitivo mas aquele grupo é algo único, nem dá para descrever. Fomos uma equipa que só perdeu mas a olhar para trás não tenho duvida que fomos a equipa que mais ganhou. Irónico a minha carreira de jogador acabar com o mesmo objetivo do inicio da minha carreira como jogador (ganhar LPLOL) e devo dizer que de certa forma, sabe bem retirar-me assim, com o pensamento de dever cumprido. Prefiro retirar-me agora com este pensamento do que ficar a jogar durante vários anos a fugir da realidade e a ser um jogador mediano em Portugal.

Não sei de certeza o que se vai passar nos próximos tempos, toda a minha vida foi competir competir competir, treinar treinar treinar e agora parece que já nem sei viver uma vida "normal". Levo esta incerteza como um novo desafio, algo que vai ajudar-me a evoluir como pessoa. A minha intenção é arranjar um trabalho e ir para faculdade mas por enquanto são só ideias (também tenho a ideia de streamar regularmente mas já foi algo que disse tantas vezes que nem quero comprometer-me a isso). A única certeza que tenho é que vou continuar ligado aos esports, é a minha grande paixão e não vai haver nada no futuro que vai fazer desaparecer isso.


O que deixa-me com um sorriso na cara nesta "despedida" é não ter arrependimentos de nada, se eu fosse atrás no tempo voltaria a ser jogador competitivo de LoL e voltaria a fazer as mesmas coisas, cada erro foi uma aprendizagem e hoje sou uma melhor pessoa.

Não vou estar aqui a agradecer individualmente às pessoas, acho que essas pessoas sabem quem são. Todos foram importantes para mim, uns mais que outros mas todos importantes.

Se tiverem ideias de algo para eu fazer, podem dizer que é como eu disse, neste momento parece tudo incerto.
Obrigado a quem leu isto tudo e obrigado pelo vosso apoio durante estes anos. Beijinhos e abraços do vosso Slau!

Reply · Report Post