Minha visão do cenário Brasileiro no Valorant


Olá, meu nome é Matias Delipetro, também conhecido como Saadhak.
Atualmente sou capitão da @teamvikings, esse ano de 2021 ganhei o primeiro Masters do Valorant no Brasil, e a primeira final brasileira que deu a vaga para a Masters na Islândia.
Hoje queria dar minha visão de como está o cenário Brasileiro no Valorant, e falar um pouco mais com profundidade de alguns temas que todo mundo fala mas ninguém explica ou dá uma solução.
Queria também deixar claro que é MINHA OPINIÃO, o que vou escrever não são as palavras do meu time nem da VKS, é uma reflexão minha sobre o cenário em geral.

Vou dividir o texto em 3 partes, a primeira vou falar sobre a mentalidade, na segunda parte vou falar sobre as rankeds e na terceira parte sobre os treinos.

MENTALIDADE PROFISSIONAL

- Quando falo de mentalidade estou me referindo ao tipo de atitude que vou ter na hora de jogar ou treinar. Eu conversei com jogadores profissionais de EU e de NA, assisti diversas entrevistas de lendas de outros esportes e ao longo do tempo fui me instruindo em como melhorar minha mente, minha atitude dentro do jogo.
Eu notei que a maioria dos jogadores que conseguem vitórias constantemente, tem uma mentalidade de ganhador, ou seja, mentalidade de que todo o sacrifício, todas as derrotas, todos os momentos ruins e bons, são para melhorar, para conseguir ganhar. Se você perde, é porque tem alguma coisa errada, mas se você ganha tem que ter humildade suficiente para encontrar o erro e continuar melhorando. Ganhar é o mais fácil, perder é a parte difícil e é onde muitos jogadores ficam perdidos.
Eu realmente fico preocupado, a maioria dos jogadores simplesmente pensam em ganhar, querem o resultado e não disfrutam ou aprendem durante o processo, de melhorar diariamente, querem só ¨dar bala¨. Nós jogadores utilizamos mais a mente do que quase qualquer outro atleta em outro esporte. Tem poucas pessoas que se preocupam em cuidar de suas emoções, de aprender a lidar com a frustração, a superar os medos, e outros assuntos sérios. Acham que ter ajuda de um psicólogo é apenas para pessoas que tem problemas mentais, mas eu posso GARANTIR que é uma das ferramentas mais importantes que um jogador pode ter. Realmente recomendo procurar um psicólogo que te acompanhe na tua carreira, ser jogador é muito estressante e você vai precisar!
Queria falar um pouco do EGO também. Vejo muitos jogadores que tiveram muitas conquistas no passado e acham que dá uma espécie de ¨poder¨ ou superioridade e lamentavelmente não atingem nada novo na suas vidas, acham que tem a verdade absoluta, não melhoram, simplesmente porque ficam presos do passado. É difícil manter os pés no chão e continuar teu caminho, sem se achar superior, sem fofocar, sem falar coisas que não faz sentido. Eu melhorei bastante quando comecei a pensar no presente, que minhas ações me definem, não minhas palavras! Se você se acha tão superior e tão bom, mais do que todo mundo, porque que você não está viajando agora para Berlim? Classificou para a Champions? Sempre tem espaço para melhorar.

RANKEDS

- As rankeds realmente é o melhor lugar para entender nossa região brasileira, pelo menos na minha opinião. Eu vejo muitas pessoas que não pensam em jogar o jogo da melhor forma possível (falando dos que querem atingir um nível profissional no jogo) e ficam fazendo muitas diedras ao invés de treinar as mecânicas dos seus personagens, de se colocar em situações que aconteceriam nos torneios. Dá para perceber o ego dos jogadores, que simplesmente querem dar bala e te ¨humilhar¨ dentro do jogo, e não focam no melhorar, fazem coisas que jamais vão fazer numa partida importante, e a desculpa é que ¨é uma ranked¨. Como falou Bruce Lee, ¨Eu não tenho medo do homem que praticou 10000 chutes diferentes, mas sim do homem que praticou o mesmo chute 10000 vezes¨. Isso mesmo é aplicado nas nossas partidas, por exemplo, eu jogo sentinela, e treinei um mesmo setup muitas vezes, aprendi o forte e o fraco dele, e uma vez que entendi tudo, continuei treinando outro setup. Você realmente acha que simplesmente ¨rushar¨ e dar 5 headshots seguidos na ranked vão fazer que você ganhe torneios? Se fosse desse jeito, muitos estariam indo para Berlim nesse momento, e nao só 10.

TREINOS

- É triste falar que os treinos no Brasil tem muitos problemas, em comparação com a ética de treino de EU ou NA a gente está longe. Desde coisas simples como atrasos, marcação errada nos horários do treino até coisas mais particulares que acontecem dentro das partidas como fazer ,e eu não posso dar a importância suficiente, MALUQUICE na hora de jogar.
O treino é SAGRADO, tem que ser levado a sério! Você tem que praticar com teu time como se fosse torneio, porque você está treinando para jogar e ganhar um torneio. A maioria dos times, ainda Tier 1 do Brasil, entram no jogo sem um plano, simplesmente improvisando, ou até rushando para que acabe logo, e isso é totalmente errado. Você tem que planejar o que você vai fazer antes de entrar no servidor, não deve jogar por jogar, se for fazer isso, vai jogar para se divertir e não para aprender/ganhar.

Realmente são ¨problemas¨ que vejo no dia a dia e que é uma pena que por simples falta de conhecimento o Brasil não seja a melhor região, porque aqui tem MUITO talento, tem muitas pessoas dedicadas, mas a mentalidade, o ego, a falta de vontade de levar as coisas a sério, termina atrapalhando o processo, e consequentemente demoramos em atingir coisas fora.

Reply · Report Post