empcsgo

Francisco · @empcsgo

3rd Jan 2021 from TwitLonger

Futuro e esports.


Tendo em conta a quantidade de rumores existentes no panorama nacional decidi falar abertamente acerca do meu caso.

Para quem não sabe ser um jogador ao mais alto nível na scene ibérica é algo que não se faz estalando os dedos, requer trabalho,dedicação,paciência,ter que fazer sacrifícios pessoais, entre muitas outras coisas.
Enquanto fui jogador, sempre dividi o meu tempo em duas principais coisas; nos meus estudos e no tempo necessário para treinar e evoluir como jogador. Com o evoluir de nível da scene nacional( e também por vontade de crescer internacionalmente), cada vez dediquei mais tempo à parte dos esports, chegando até a descurar a minha outra parte. A realidade é esta: neste momento tenho 26 anos e já podia estar com os meus estudos terminados aos 23/24. Apesar de não me arrepender da escolha que fiz e de esta mesma escolha me ter ensinado coisas que me fizeram crescer imenso a nível pessoal, chegou a uma altura em que tenho que pensar nos meus objetivos pessoais de vida e no que tenho que fazer para os cumprir. Depois de um enorme período de deliberação cheguei à conclusão que não estava a ser capaz de me aproximar desses mesmos objetivos à velocidade que queria e que na realidade tinha de repensar a minha abordagem.

Tendo tudo isto em consideração, na season anterior, acho que evolui imenso como pessoa, como jogador, como profissional. Desde de runs interessantes em qualificadores internacionais, qualificação para praticamente todos os torneios ibéricos, terminando num culminar que foi a vitória da MLP temporada VI.

Apesar dos pensamentos que referi acima já me andarem "a pairar" sobre a cabeça, consegui montar uma equipa unida e trabalhadora, consegui provar o nosso valor e estava disposto a tentar fazer mais do que ainda fiz pelo menos mais uma temporada se tivesse condições mínimas que justificassem o número de horas que perdia a estudar/jogar o jogo. Queria tentar voar mais alto, quem sabe conseguir competir lá fora a um nível alto, tal como os saw estão a fazer.

Quando chegamos ao fim da temporada, tínhamos algumas trocas de equipa já planeadas e começamos a ver da nossa vida, procuramos organização e vimos que a disponibilidade era praticamente nula. Posso-vos dizer que uma das melhores propostas que recebemos foi a de um budget de 1000€ mensais para 7 pessoas trabalharem a tempo inteiro, cerca de 142 euros por pessoa.

Depois de uma das nossas melhores temporadas ver o nosso trabalho a ter 0% de recompensa para mim foi a gota de água.

Decide então, deixar de fazer parte de uma scene que não é baseada em meritocracia em que é baseada predominantemente em tachos, amizades e/ou decisões irracionais.Posso-vos dizer que eu nunca joguei pela compensação monetária, joguei sempre por gosto e ambição de ser bom mas simplesmente as coisas que se passam nos bastidores são lamentáveis.

No meu caso, já tive organizações que me ficavam com o dinheiro dos prémios/salários e que acumularam dívidas e que demoraram anos a pagar-me esses valores.
Tive organizações que me "contratavam" e me diziam que ofereciam "a" e "b" condições e não o faziam.
Também tive contacto com organizações em que eu tinha projetos devidamente construídos, com pés e cabeça e essas mesmas organizações impingiam-me de jogadores com argumentos totalmente irracionais e emotivos e não eram capazes de tomar decisões calculadas.

Posso-vos dizer que neste momento ainda existem alguns deste tipo de problemas e que isso poderá ser algo que limite muito a scene de cs nacional.

Finalmente, quero agradecer ao @kstcsgo , @vtsCSGO , @shellzicsgo , @w0rmscsgo , @whatzcs , @BarrosK1K0 , @acslgo_niki e @SouoCorreia
pelos tempos passados, conquistas da season anterior e sempre acreditar em mim.


A curto-prazo estarei por aí, a longo - improvável.
Um feliz 2021 !

Reply · Report Post