VITRINE FILMES CRIA UM NOVO PROJETO DE EXIBIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO PARA FILMES BRASILEIROS

Mais de 10 títulos ganham distribuição nacional

Atualmente o cinema brasileiro encontra-se cada vez mais consolidado, em um momento em que nossos filmes destacam-se em festivais nacionais e internacionais e são capazes de liderar bilheterias e atrair espectadores. Um cinema de qualidade, original, que retrata a cultura do país tem se destacado, e aos poucos conquista um publico fiel e interessado em cineastas que tem muito para mostrar.

Esse cinema autoral, produzido muitas vezes com baixíssimo orçamento e de forma totalmente independente, diversificou e ajudou a aumentar a produção cinematográfica brasileira – atualmente são produzidos mais de 80 longas por ano.

Pensando nisso, a Vitrine Filmes criou o Projeto SESSÃO VITRINE como forma alternativa de levar esses cineastas ao encontro a um número maior de pessoas. Sem subestimar o potencial comercial dos filmes que compõem o projeto, a Vitrine Filmes pretende incentivar a exibição desses filmes, fortalecendo o circuito alternativo e investindo na formação de novas plateias, com filmes que recebem grande atenção dos principais festivais de cinema do Brasil e do mundo.

Sobre o Projeto:

Cada filme do Projeto terá uma sessão diária com horário fixo. Inicialmente, em sete capitais brasileiras: São Paulo (Espaço Unibanco), Recife (Fundação Joaquim Nabuco), Porto Alegre (PF Gastal), Curitiba (Cinemateca de Curitiba), Salvador (Circuito Sala de Arte), Belo Horizonte (Sala em negociação) e Rio de Janeiro (Cine Jóia).

Os filmes ficarão em cartaz por uma semana em cada cidade. A intenção é que uma programação mensal e um horário fixo tornem-se um referencial e crie um público cativo de cinéfilos, além de poderem compartilhar os custos de lançamento.

Além disso, em algumas capitais um curta-metragem será exibido antes de cada longa da SESSÃO VITRINE, escolhido pelo diretor do filme daquela sessão.

A intenção da SESSÃO VITRINE é apresenta os filmes ao público, potencializando a sua carreira. Os filmes podem e devem seguir carreira em outros cinemas, em outras cidades e em outros horários.

Os primeiros filmes que serão exibidos do dia 27 de maio a 30 de junho, são:

Estrada para Ythaca [Brasil, 2010], de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes, Ricardo Pretti Gênero: drama. Elenco: Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes, Ricardo Pretti. Sinopse: Quatro amigos em luto - interpretados pelos próprios diretores - partem numa viagem até a cidade natal do amigo falecido, depois de uma noite de bebedeira. Ythaca, mais do que um lugar, é um caminho que envolve amizade, silêncio, descoberta e cinema. Duração: 70 min. Classificação: 12 anos.

A Estrada Real da Cachaça [Brasil, 2008], de Pedro Urano Gênero: documentário. Sinopse: Espécie de roadmovie espaço-temporal, o filme busca um reencontro com a realidade nacional através da mais brasileira das bebidas, a cachaça. Duração: 98 min. Classificação: 12 anos.

Chantal Akerman, de cá [Brasil, 2010], de Gustavo Beck e Leonardo Luiz Ferreira Gênero: documentário. Elenco: Chantal Akerman. Sinopse: Um vídeo de entrevista com a realizadora belga Chantal Akerman em que ela reflete sobre o cinema, a vida e a sua obra. Duração: 61 min. Classificação: livre.

Um Lugar ao Sol [Brasil, 2009], de Gabriel Mascaro Gênero: documentário. Sinopse: Moradores de luxuosas coberturas de prédios abrem seus apartamentos para revelar anseios, desejos, reflexões, incertezas e medos e promover um debate sobre visibilidade, insegurança, status e poder. Elenco: Duração: 71 min. Classificação: livre.

Morro do Céu [Brasil, 2009] de Gustavo Spolidoro Gênero: documentário. Elenco: Imigrantes italianos de Coitiporã. Sinopse: Segundo o padre da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes e São Paulo, Morro do Céu “está mais próxima de Deus”. No entanto, as questões que afligem o adolescente Bruno Storti e seus amigos são por demais mundanas. Duração: 71 min Classificação: 10 anos

Próximos Lançamentos:

Avenida Brasília Formosa [Brasil, 2010], de Gabriel Mascaro Gênero: documentário. Sinopse: Fábio é garçom e cinegrafista. Registra importantes eventos no bairro de Brasília Teimosa. No seu acervo, raras imagens da visita do presidente Lula às palafitas. Duração: 85 min. Classificação: a definir.

A Casa de Sandro [Brasil, 2009], de Gustavo Beck Gênero: documentário. Sinopse: Um vídeo de visita. Nas palavras do diretor: “Não houve um roteiro nem uma decupagem, apenas uma enorme vontade de promover esse encontro, vivenciar essa relação de revisitar o Sandro...” Duração: 75 min. Classificação: a definir.

Favela on Blast [Brasil, 2008], de Leandro HBL e Wesley Pentz Gênero: documentário. Sinopse: A cultura em torno do funk do Rio de Janeiro, mostrada através das interações existentes nas comunidades carentes da cidade. Duração: 80 min. Classificação: a definir

EU, Vinil e o Resto do Mundo [Brasil, 2008], de Lila Rodrigues, Karine Ades Gênero: Documentário. Sinopse: Maior campeonato de DJs da América Latina, o Hip Hop DJ, que existe desde 1997, mobiliza os sonhos de jovens de todos os cantos de São Paulo, ávidos para construir uma nova vida e uma carreira de sucesso através da música. Duração: 72 min. Classificação: a definir

Pacific [Brasil, 2009], de Marcelo Pedroso Gênero: Documentário. Sinopse: O documentário é todo construído a partir de imagens de passageiros de um cruzeiro que tem como destino uma das mais belas paisagtens brasileiras, o arquipélago de Fernando de Noronha. Duração: 72 min. Classificação: a definir

Sobre a Vitrine Filmes:

Fundada em 2010, a Vitrine Filmes dedica-se à distribuição de filmes brasileiros, investindo, assim, no crescimento e na valorização do cinema nacional. www.vitrinefilmes.com.br

Reply · Report Post