Claro, Oi, TIM e Vivo, nós amamos o WhatsApp


As exploradoras, ops, operadoras de telefonia celular nunca estiveram com tanto medo dos serviço sobre internet, ou OTT (Over The Top). O VOD (Video On Demand, serviço prestado pelo Netflix) e especialmente o VOiP (Voice On internet Protocol) lideram os fantasmas da obsolência dos serviços prestados pelas operadoras brasileiras. E o WhatsApp parece ter sido a gota d'água que faltava para provocar reações bem agressivas das quatro maiores operadoras que atuam no Brasil.
Como se já não bastasse o fato de o WhatsApp ter aposentando o SMS, o aplicativo mensageiro mais popular do planeta agora faz ligações VOiP. Que audácia WhatsApp! Como ousas fazer o que vários aplicativo já fazem há tempos sem nunca antes ter recebido a mesma reação das cúmplices de cartel, ops, operadoras?
Acontece que o WhatsApp tem quase 800 milhões de usuários no mundo (!!!), e no Brasil esse número deve estar próximo dos 100 milhões. Com as ligações VOiP liberadas para os aplicativos do WhatsApp nas quatro maiores plataformas disponíveis no Brasil (pela ordem, Android, Windows Phone, iOS e BlackBerry 10), o uso do recurso vem se popularizando rapidamente. Quando a conexão é boa - via Wi-Fi, 3G ou 4G - realizar chamadas pelo serviço funciona quase perfeitamente. Especialmente via Wi-Fi, a qualidade das ligações é bem satisfatória - e o bolso dos usuários agradece.
É aí que as operadoras sentem o golpe. Há relatos de que as receitas vindas de créditos para ligações diminuíram repentinamente, em um quadro que deve se agravar ainda mais nos próximos meses. Ligar via rede "tradicional" está lentamente se tornando algo démodé.
Pois eu tenho uma má noticia para Claro, Oi, TIM e Vivo: Facebook Messenger e Telegram vem aí e logo também oferecerão chamadas VOiP! O OTT é o futuro.
Enquanto as operadores não percebem esse fato, elas vão tentando barrar o WhatsApp - e todo o resto da Internet. Não a toa, muitos usuários já sentem o efeito da prática nada elogiável de cortar a internet após o consumo de dados. A alegação é de que a antiga redução de velocidade das conexões via rede celular após o consumo do plano de dados prejudicava a experiência de usuário. Ok. Mas antes ainda era possível navegar de modo a realizar tarefas simples, como mandar um "Whats". Fora o fato de que esse corte aumenta e muito o gasto com planos de internet. Agora, com as chamadas VOiP ganhando milhões de adeptos via WhatsApp, as operadoras resolveram partir para o ataque e exigir a regulamentação do aplicativo, nos mesmos termos em que elas são regulamentadas. A alegação? O WhatsApp estaria fazendo uso ilegal do número de celular para realizar as chamadas VOiP.
Preste bem atenção a esta última sentença. Como pode o WhatsApp realizar um serviço ilegal com números de telefones celulares com ligações VOiP? Chamadas desse tipo se realizam usando a internet como caminho para transmitir a voz. Assim como no Skype, não é possível ligar para alguém que não tenha o app. No caso específico do app da Microsoft, quem quiser ligar para alguém sem Skype ou para um número fixo precisa comprar créditos específicos para isso. Resumindo: o WhatsApp não faz esse uso ilegal do número de celular, já que a rede usada para o VOiP é na verdade o plano de dados, seja ele qual for. O único uso que é feito do número de celular é para autenticação do perfil, já que o WhatsApp não tem login ou senha. E é por isso operadoras que vocês perderão essa batalha.
O que pode e deve de fato acontecer, e a regulamentação do WhatsApp (e afins) como aquilo que ele é: um serviço de internet. E neste caso, o que mais interessa ao governo federal é obviamente a cobrança de impostos. Desde de 2013 que o assunto vem sendo discutido, e com os holofotes se voltando para a birra das operadoras ultrapassadas o assunto deverá avançar em várias instâncias no Congresso Nacional. Há um temor por parte do governo de que esse tipo de serviço subtraia empregos junto com as receitas das operadoras, e prejudique a infraestrutura instalada no Brasil, reduzindo a competitividade do país.
Oras, esse temor é descabido. Se as operadoras perdem receitas com créditos para ligação, ganham com compras de pacotes de dados. O usuário está em plena migração para os serviços sobre internet, e não há como barrar o avanço das mudanças de comportamento dos consumidores. O uso do VOiP & afins só tende a crescer. As operadoras é que tem que se adaptar às mudanças, deixando aos poucos de ter as ligações como negócio prioritário e passando a oferecer planos de dados melhores, mais lucrativos para elas e de melhor qualidade para os consumidores. A operadora que perceber isso e oferecer o melhor plano sairá ganhando.
Fontes: http://idgnow.com.br/mobilidade/2015/08/21/pedido-de-regulacao-do-whatsapp-por-operadoras-e-absurdo-diz-advogada/mobile_view/
http://idgnow.com.br/blog/circuito/2015/08/22/na-briga-com-o-whatsapp-teles-tentam-pedalada-tecnica

Reply · Report Post