NOTA À IMPRENSA E À DIREÇÃO DA SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS

“Movimento Diretas Já” repudia nota da direção da Sociedade Esportiva Palmeiras

Os torcedores e associados que participam do “Movimento Diretas Já” por eleições diretas para presidente na Sociedade Esportiva Palmeiras lamentam a nota emitida na tarde de hoje, quarta-feira, dia 14/12/11, pelo site oficial do clube.

Como é fácil observar, a atual direção do Palmeiras tenta, por meio da imprensa, esfriar os ânimos de um movimento que cresce a cada dia com a força das redes sociais e da mobilização da torcida e dos associados do clube. Todos os que fazem parte deste movimento, totalmente descentralizado e apartidário, não suportam mais um sistema político viciado e incapaz de oxigenar as ideias de um clube quase centenário.

Com esta nota, a Sociedade Esportiva Palmeiras afirmou que a diretoria “jamais demonstrou ser contrária à qualquer pedido de alteração de Estatuto com relação à inclusão das eleições diretas pelos associados”. Trata-se, como é fácil perceber, de uma manobra política óbvia e infantil, que tem como único propósito o de isentar a atual direção de responsabilidade em relação a um possível processo de democratização do sistema político hoje em vigor na Sociedade Esportiva Palmeiras (SEP), muito provavelmente por conta dos apoios políticos que dão suporte para a atual gestão.

Na nota oficial, afirmou-se que “em nenhum momento, qualquer membro da diretoria se posicionou de forma contrária às eleições diretas, diferente do que tentam propagar alguns associados por meio de manifestações.”

Repudiamos duplamente esta afirmação.

Em primeiro lugar, porque o que se observa na postura de nossos dirigentes são reiteradas tentativas (na maior parte das vezes de forma sutil e velada) de desqualificar as manifestações por eleições diretas, tal como se faz novamente através de nota oficial. A estratégia da atual direção da SEP é sempre a mesma: por um lado, afirma não ser contra o conteúdo do pedido de reforma estatutária; por outro, indica já existir um processo instituído para debater o projeto.

Ocorre que este projeto não é levado de maneira efetiva adiante. Como é de conhecimento público, os requisitos estatutários para colocar o projeto em votação já foram cumpridos, o que torna imperativo que o projeto de eleições diretas seja levado para deliberação pelo conselho e, posteriormente, para a Assembléia Geral dos Sócios. Ou seja, escorando-se num suposto procedimento interno, a discussão sobre eleições diretas para presidente encontra-se completamente interditada pelas forças políticas que dominam a Sociedade Esportiva Palmeiras.

É somente por esta razão que os palmeirenses têm ido às ruas protestar. Queremos que a Sociedade Esportiva Palmeiras siga o rito estabelecido em seu próprio estatuto, convocando reunião para discutir e deliberar sobre a proposta de eleições diretas. Essa é a maneira verdadeira de dar transparência a um assunto de tamanha importância.

Sobre os protestos pedindo “Diretas Já”, há ainda um grave equívoco na nota oficial emitida pela direção da SEP. Afirma-se através do comunicado que as manifestações buscam “apenas criar confusão e tumulto”. Trata-se de um grave engano. Todas as manifestações foram realizadas de forma pacífica, sem registro de qualquer incidente e informadas, da maneira estabelecida em lei, aos órgãos competentes.

A isso que chamam de confusão e tumulto, chamamos de liberdade de expressão e participação política. Como se pode observar, a interpretação do que significa democracia é radicalmente diferente na percepção dos sócios e torcedores que se manifestaram e da direção do clube. Talvez por isso a crise de representatividade no Palmeiras gere tantos protestos.

Não aceitamos mais empulhação. Diretas Já!

Sobre o Movimento Diretas Já

O movimento diretas já é um movimento apartidário, sem fins lucrativos, criado e organizado por meio das redes sociais para debater e exigir eleições diretas para presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras. No Facebook, o movimento conta com mais de 8.000 fãs. No Twitter, são quase 3.000 seguidores.

Este movimento não possui vínculo com qualquer instituição, torcida organizada ou grupo político. É composto por torcedores comuns e associados que estão fartos de assistir calados aos danos e prejuízos provocados pela política interna da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Queremos democracia no Palmeiras. Queremos um sistema político capaz de oxigenar as ideias e a administração do clube. Queremos profissionalismo na gestão. Queremos que as Diretas sejam deliberadas pelo conselho e assembléia geral de sócios. Queremos Diretas Já no Palmeiras.

Reply · Report Post