A minha crítica ao amor romântico não é ao fato de se mandar flores, dançar olho no olho, jantar a luz de velas. Isso tudo é ótimo!

Critico a idealização do outro e do par amoroso e as expectativas alimentadas nesse tipo de amor, como as de q os dois vão se transformar num só, de que se completam, nada lhes faltando, de que sem o amado nada tem graça na vida, de que um vai vai ter todas as suas necessidades satisfeitas pelo outro, de que quem ama não sente tesão por mais ninguém, nem transa com outra pessoa, de que é impossível amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Num primeiro momento o amor romântico é muito atraente pela exaltação que provoca. O que há de melhor para o nosso desamparo do que a fantasia de se fundir com outra pessoa, exatamente como a criança no útero da mãe? Só que isso não é real.

Como são expectativas impossíveis de serem satisfeitas na convivência íntima, em pouco tempo o desencanto se instala. Muitas vezes surge o rancor pelo outro ao se constatar que ele frustrou as expectativas de complementação. Enfim, o amor romântico gera muito mais sofrimento do que alegrias.

Reply · Report Post