COMUNICADO - CÃO SEM DONO


A ONG Cão sem Dono, se vê no direito de esclarecer fatos sobre notícia publicada neste dia 30.06, em alguns portais da internet. Não somos irresponsáveis e sem caráter como o Estado leniente omisso e repleto de maus funcionários. Funcionários que só buscam destaque pessoal às custas do dinheiro do povo.

A matéria realizada pela BAND em nada acrescenta ao que está em juízo e que a Prefeitura de Itapecerica nos acusa. Acusar qualquer um pode.

Todo jornalista tem mesmo que mostrar sempre os dois lados da notícia, embora nosso julgamento é que a reportagem foi tendenciosa, buscando sensacionalismo, uma técnica muitas vezes utilizada para buscar audiência. Uma pena, pois a BAND sempre prezou pela imparcialidade, filosofia esta implantada pelo grande homem que foi o Sr. João Jorge Saad, seu fundador.

O jornalista não mostrou nossa defesa, embora a tenha filmado. Várias testemunhas viram isso. Também não exibiu o depoimento de nossa Veterinária responsável. Isto para não falar de outros detalhes que demonstram o que somos e quem somos.

Estamos em um país livre onde as opiniões também são livres e devem ser interpretadas de acordo com a consciência de cada um. A nossa sempre esteve e está tranquila com relação ao trabalho que fazemos e aos cães que cuidamos. Cada um dos animais que estão abrigados em nosso Lar Transitório em Itapecerica da Serra se estivesse nas ruas, estariam mortos já. Ou ignorados como tantos pelo Poder Público.

O fato é que Itapecerica da Serra não nos quer lá. Em todas as visitas da Saúde e CCZ houve apoio policial da PM, Polícia Civil e Guarda Municipal. Totalmente desnecessária tais atitudes, constrangendo nossos funcionários e sem qualquer ocorrência de crime no local. Jogaram nossos remédios no chão e tiraram fotos. Fotografaram, também, sem autorização, animais em tratamento veterinário como se estivessem sofrendo maus tratos. Uma pena não dizerem que aqueles mesmos animais os tiramos das ruas de Itapecerica da Serra muito piores do que aparecem na reportagem ou nas fotos apresentadas pelo CCZ. Nossos advogados estão cuidando disso.

Quanto aos remédios ditos “vencidos”, todos os dias nos chegam doações que são encaminhadas diretamente para o sítio, onde a veterinária responsável verifica os que têm ou não condições de serem utilizados. Ela tem um juramento e jamais faria mal a um animal ou daria a ele algum medicamento que viesse a lhe fazer mal. Diferente da Dra. Maria de Fátima do CCZ que ao constatar maus tratos, deveria sim retirar os animais imediatamente e tratá-los. Isso ela não o fez.

Itapecerica deveria sim é cuidar de seus animais, que são abandonados nas ruas e extremamente mau tratados. Todos os nossos animais são castrados, vacinados e vermifugados. Os que estão no CCZ nem sempre.

A Dra. Maria de Fátima, veterinária responsável pelo CCZ, nem sempre é encontrada no órgão. Talvez esteja resgatando os milhares de animais que vivem soltos por sua cidade. A nossa veterinária trabalha no atendimento de outros animais que precisam de socorro imediato em clínica especializada. Não pega animais confiados ao Poder Público e os castra em sua clínica particular. Isso seria no mínimo ilegal. Pelo menos duas vezes por semana ela vai ao nosso sítio assistir aos nossos cães e ver se precisam de algum tratamento ou medicamento. Nenhuma ONG no mundo mantém veterinário 24 h. por dia em suas dependências. Nem o Poder Público faz isso, aliás, nem o CCZ de Itapecerica da Serra mesmo quando agendada uma visita de fiscalização a pedido de um Deputado Estadual.

Quem nos conhece, e são milhares de pessoas, sabe que a Dra. Maria de Fátima está muito mal informada. Não dizemos que está com ma fé ou ódio gratuito por que sabemos do juramento profissional que fez. Como já dissemos nossas dependências estão sempre abertas. Quem acusa, deve provar. No Brasil, já é costumeiro a posição daqueles que usam e abusam do Poder Público e se escondem atrás da tal “otoridade”.

Cumpre-nos informar, também, que todos os membros da executiva do Cão Sem Dono são empresários, médicos, engenheiros qualificados e que dedicam parte de seu tempo a fazer o bem. Muitas vezes gastamos o que não temos pelos animais. Não somos frutos do Estado omisso e de seus funcionários indicados de forma pouco clara.
Quanto à Dra. Maria de Fátima, do CCZ, convidamos a vivenciar um único dia na Proteção Animal. Animais atropelados, estuprados, abandonados de toda a sorte. Venha. Participe.

Lembramos também à doutora que o Rodeio de Itapecerica está por se realizar. Cremos que ela fiscalizará os espetáculos como nos fiscalizou. Ou ela entende que os animais ali não sofrem? Vamos juntos na arena. Mostraremos à ela o que faz o chicote, a chibata e o sédem.

O relatório do Deputado Estadual Feliciano Filho sobre as condições do local de quem nos acusa está à disposição na internet, ou acesse o link:
http://www.felicianofilho.com.br/2010/wp-content/uploads/itapecerica.pdf

Caso queiram conhecer nossos cães, basta acessar o link:
https://picasaweb.google.com/117599923387467801982/CaesParaAdocaoCaoSemDono02

E caso queiram ver como são nossas dependências, acessem o link:
https://picasaweb.google.com/117599923387467801982/VisitaAoLarTransitorioDoCaoSemDono2905

Cão Sem Dono

Reply · Report Post