Quanto à relação do homem com a mulher, há sinais de grandes mudanças. O sistema patriarcal – que se apoiou durante 5 mil anos em cima do controle da fecundidade da mulher – começou a desmoronar com a pílula anticoncepcional, na década de 60. Estamos no meio desse processo.

Quando as mulheres começaram a lutar pela emancipação, pela igualdade de direitos, os homens cruzaram os braços acreditando que somente elas tinham do que se libertar. Algumas décadas depois, caiu a ficha e muitos se deram conta de que os homens também são oprimidos, porque corresponder ao ideal masculino da cultura patriarcal – força, sucesso, poder – não é nada fácil.

As fronteiras entre o masculino e o feminino estão se dissolvendo. Não há mais nada que interesse a uma mulher e não interesse ao homem, e vice-versa. Isso é pré-requisito para uma sociedade de parceria entre homens e mulheres. Acredito que estejamos caminhando nesse sentido, principalmente, porque muitos homens já estão se libertando do mito da masculinidade.

Reply · Report Post